Problemas no Software da Volvo
A Volvo anunciou que está pausando as entregas do EX30 devido a falhas persistentes no software que não puderam ser resolvidas com a atualização a distância. A montadora lançou uma versão 1.2 do software do EX30 na Europa, mas os testes ainda não são satisfatórios. A empresa não detalhou os bugs identificados, mas alguns reviews de clientes apontaram erros em algumas certificações do Google, além de falha no Google Maps (o elétrico tem o Android integrado).
O EX30 é um SUV 100% elétrico e chamou atenção do mercado por ser de marca premium com preço relativamente acessível. Ele também trouxe nova abordagem em termos tecnológicos e construtivos, além de um design charmoso e uso de materiais ecológicos.
O EX30 é fundamental para os planos da Volvo de aumentar as vendas em 69% e vender 1,2 milhão de carros até o próximo ano.
A Volvo está trabalhando incansavelmente para resolver o problema. Avanços importantes foram feitos, mas a versão 1.2 do software ainda não atende a todos os requisitos necessários para ser lançada. Aparentemente, o problema não foi resolvido pelo ar [sistema a distância ou por transferência], então as atualizações precisam ser feitas nas concessionárias. Conforme divulgado pelo Engadget, a fabricante afirmou que, assim que resolvido os bugs, os modelos poderão ser retirados nas lojas. “Queremos a melhor experiência possível para nossos clientes EX30”.
Não ficou claro se as falhas afetam todos os modelos ou apenas o lote da Europa. A empresa também não mencionou se o atraso nas entregas afetará outros mercados.
Em setembro de 2023, a Volvo trouxe finalmente o EX30, considerado seu carro elétrico mais barato, para o Brasil. O SUV compacto com pinta futurista possui uma bateria de até 476 quilômetros.