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Carro elétrico tem risco 60x menor que veículo a combustão.

Carro elétrico tem risco 60x menor de pegar fogo que veículo a combustão

A cada novo estudo, mitos sobre os veículos elétricos (EVs) nem caindo paulatinamente, principalmente em relação as questões de segurança, como o risco de incêndio. Esse medo é reforçado pelos graves incidentes que envolvem incêndios de veículos elétricos e geraram grandes proporções, devido a combustão das baterias de íon de lítio, cujas chamas podem se espalhar rapidamente. Incidentes como os que ocorreram em 2024, em Lisboa e Seul, reforçam essas preocupações. Em Lisboa, o incêndio iniciado por um EV em um estacionamento próximo ao Aeroporto Humberto Delgado destruiu 200 veículos, enquanto, em Seul, um fogo originado em um Mercedes-Benz EQE levou 23 pessoas ao hospital por inalação de fumaça e destruiu 140 carros.

No entanto, será que o risco de incêndio em EVs é realmente maior do que em carros a combustão? Vamos explorar dados, curiosidades e tecnologias emergentes para entender melhor essa questão.

qual é a incidência real de incêndios em veículos elétricos?

De acordo com a National Transportation Safety Board (NTSB), uma agência de segurança dos Estados Unidos, em um estudo publicado recentemente, identificou que o risco de incêndio em veículos elétricos é significativamente menor que em carros a combustão. Para cada 100 mil EVs, há uma média de apenas 25 incêndios anuais, enquanto veículos a combustão apresentam uma taxa muito maior, de 1.530 incêndios para cada 100 mil veículos (conforme dados coletados em 2023 nos Estados Unidos). Um estudos da agência de segurança na Suécia corrobora com está análise, com dados analisados no período entre 2018 à 2022, apenas 29 modelos elétricos e 52 híbridos pegaram fogo, enquanto mais de 3 mil incêndios envolveram carros movidos a combustíveis fósseis.

Analisando os dados referente aos estudos, veículos elétricos representam cerca de 0,4% dos incêndios de veículos, e os híbridos, em trono 1,5%, enquanto os carros a combustão somam mais de 98% desses eventos.

Esses números ajudam a rebater o mito de que veículos elétricos são mais propensos a
incêndios. Porém, o ponto de atenção nesses casos, é a dificuldade de
combater, controlar e acabar com o fogo uma vez iniciado, especialmente devido ao tipo incêndio, que no caso dos veículos elétricos é químico.

o que é fuga t´[ermica em bateriais de íon de lítio?

A fuga térmica é um processo onde a bateria passa por um aquecimento progressivo, e que uma vez iniciado, é muito difícil de ser interrompido. Essa reação gera calor em excesso, levando à combustão das células internas, o que, por sua vez, pode causar explosões e a liberação de substâncias tóxicas, como cianeto e metais pesados. Além disso, o calor gera vapores inflamáveis que, quando em contato com o oxigênio, alimentam ainda mais o incêndio.

Esse processo pode durar horas, dificultando o trabalho das equipes de emergência e, em alguns casos, exigindo que os veículos sejam isolados em quarentena por dias após o controle inicial do fogo. Curiosamente, um EV em combustão pode necessitar de até 40 vezes mais água para ser extinto do que um veículo a combustão.

medidas de segurança

Dada a alta possibilidade de re-ignição do incêndio, as práticas de segurança recomendam a quarentena dos EVs após o incidente, o que implica removê-los para locais isolados até que todos os módulos da bateria esfriem completamente. Essa prática é mais comum em países como Alemanha e Estados Unidos, onde os EVs são monitorados mesmo após o incidente ser controlado, garantindo que o risco de novos focos sejam minimizados.

Tecnologia emergente: bateria tipo blade!

Para reduzir a probabilidade e a intensidade dos incêndios, a indústria automotiva está investindo em novas tecnologias de baterias. Seja na sua composição química, estrutura, formato e nos materiais envolvidos na fabricação.

Uma das mais promissoras são as baterias do tipo Blade, desenvolvidas pela BYD, e agora usadas por fabricantes como Toyota e Tesla. Essas baterias apresentam um design com células mais largas e superfície plana, o que facilita a dissipação de calor, reduzindo as chances de fuga térmica. Além disso, elas não liberam oxigênio durante o processo de aquecimento, o que torna a combustão menos intensa, pois o oxigênio é essencial para manter o fogo.

riscos x benefícios!

Os carros elétricos representam um avanço significativo para a mobilidade sustentável e têm, comprovadamente, um risco de incêndio menor do que os veículos a combustão. No entanto, a natureza das baterias de íon de lítio exige que medidas específicas de segurança e tecnologias avançadas sejam adotadas. A tendência é que as inovações em baterias, como as do tipo Blade e as de estado sólido, tornem os EVs cada vez mais seguros.

Enquanto isso, cabe aos consumidores entender os reais riscos e confiar no desenvolvimento contínuo da tecnologia, que busca, cada vez mais, garantir a segurança e a sustentabilidade dos carros elétricos. A eletromobilidade está crescendo, e os avanços contínuos em segurança devem ajudar a mitigar os medos, ajudando a consolidar o papel dos EVs no futuro da mobilidade global.

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