O BREQUE DA GM
A General Motors (GM) anunciou uma revisão em sua estratégia de eletrificação nos Estados Unidos, retornando à produção de carros híbridos plug-in devido à falta de infraestrutura para veículos totalmente elétricos no país. A intenção inicial da GM era migrar diretamente de carros a combustão para veículos elétricos, utilizando a plataforma Ultium, com o objetivo final de fabricar apenas carros elétricos a partir de 2035.
No entanto, a CEO da GM, Mary Barra, revelou em uma teleconferência que a empresa agora planeja oferecer também carros híbridos plug-in em sua linha de veículos. A GM reforçou seu compromisso em eliminar as emissões de veículos leves até 2035, mas destacou que a implementação da tecnologia plug-in proporcionará benefícios ambientais enquanto o país continua a desenvolver sua infraestrutura de carregamento.
O ajuste na estratégia também pode ser uma resposta ao desempenho mais lento nas vendas de carros elétricos nos Estados Unidos. A GM não divulgou um cronograma específico para os lançamentos dos híbridos plug-in, mas indicou que os veículos serão introduzidos com investimento moderado, aproveitando a tecnologia já em produção em outros mercados.
A mudança nos planos nos EUA contrasta com a possibilidade de a Chevrolet no Brasil desenvolver carros com mecânica híbrida flex, como parte de um investimento de R$ 7,7 bilhões até 2028 anunciado pela GM. O país sul-americano enfrentará regras mais rígidas de emissões a partir de 2025, incentivando o uso de tecnologias híbridas leves para reduzir o consumo e emissões.