Fiat Uno elétrico?
Segundo o site italiano AlVolante.it as patentes de uma nova geração foram registradas na Itália e essa nova versão será baseada no novo Citroën e-C3. É possível ver semelhanças entre os dois modelos no formato das portas, retrovisores e pára-brisas. Mas há algumas exclusividades no desenho, como a frente com uma superfície lisa quebrada por faróis pequenos e uma barra preta na parte de baixo do para-choque.
Dianteira sem grade indica que se trata de um carro elétrico — Foto: Reprodução/AlVolante.it
Entre os faróis principais, uma barra traz um detalhe pequeno com as cinco barras inclinadas, logotipo da Fiat nos anos 80 e 90.
A traseira tem uma grande área preta, que não dá para saber se é toda de vidro. As lanternas são quadradas, lembrando um pouco às do Jeep Renegade, mas com uma barra as atravessando e ligando uma à outra.
Segundo o site, o novo Fiat Panda será produzido na Sérvia para o mercado europeu, com previsão de chegada às lojas no final de 2024. O AlVolante afirmou ainda que o modelo também será feito na América do Sul. Mas é muito pouco provável que o lançamento aconteça esse ano.
O carro iria para Europa na versão elétrica, mas também teria motores a gasolina e opções híbridas. Como é baseado no e-C3, é esperado que tenha o motor elétrico de 113 cv e bateria de 44 kWh, para cerca de 320 km de autonomia no padrãp WLTP.
Caso seja mesmo produzido no Brasil, o carro utilizaria a mesma plataforma CMP de C3 e C3 Aircross feitos em Porto Real (RJ). Teria à disposição também as bases eletrificadas que o grupo Stellantis, dono das marcas Fiat e Citroën, já apresentou. A nomenclatura que seria o maior mistério. Como o nome Panda nunca foi utilizado no país, Uno seria uma boa opção.